Notícias da CERR

Notícias da CERR

04/09/2020

imagem da notícia

O Estado de Roraima deixou a última colocação no Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 e avançou para 22º na posição em avaliação. A publicação, divulgada na terça-feira, dia 1º, no portal da ONG (organização não governamental) Transparência Internacional (www.transparenciainternacional.org.br), é referente às informações coletadas entre 24 a 31 de agosto.

Na avaliação entre os 26 Estados brasileiros, Roraima deixou o status de "ruim" para "bom", com 71 pontos, em relação à transparência das contratações emergenciais de enfrentamento à COVID-19. Conforme o site, o conceito entre ótimo, bom, regular, ruim e péssimo vai de 0 a 100, em que os Estados mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima. Além disso, a plataforma vai adotar critérios mais rigorosos e passa a acompanhar doações, programas de estímulo econômico e medidas de proteção social.

“A minha gestão tem foco na transparência e vamos trabalhar sempre com esse objetivo. Tornar público o gasto durante a pandemia do Coronavírus é mostrar para a sociedade que estamos trabalhando com seriedade e também cumprindo a legislação em vigor”, disse o governador Antonio Denarium.

Em Roraima, a Controladoria-Geral do Estado é responsável pela coordenação da política de transparência pública. Segundo o controlador-geral Érico Veríssimo, a evolução do conceito perante a instituição avaliadora se deu após a integração do sistema. “Havia informações em órgãos de controles diferentes e, com o portal em funcionamento, passamos a reunir essas informações em um único local, inclusive permitir o acesso às informações e processos na íntegra pelo cidadão comum”, enfatizou.

O PORTAL

 A nova plataforma com informações sobre gastos do Estado com a COVID-19 foi disponibilizada esta semana para homologação e avaliação do ranking que mede a transparência da aplicação dos recursos em cada Estado. O endereço é: roraimacontraocorona.rr.gov.br/transparencia.

 A ferramenta foi criada pela equipe técnica do Governo Digital, por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informação).

 O portal já está disponível para acesso e vai evitar os desperdícios para melhor aplicação dos recursos estaduais no enfrentamento à corrupção no Estado, além de permitir a população roraimense acompanhar de perto todos os acontecimentos relacionados ao enfrentamento do Coronavírus.

 Segundo o coordenador da Assessoria do

Governo Digital, Paulo Torres, a nova plataforma é totalmente integrada a vários sistemas [internos e também do Ministério da Saúde], cobrindo 100% das informações. Ele explicou que o objetivo é avançar ainda mais na classificação e chegar ao topo do ranking, ficando entre os primeiros colocados.

 “Hoje, nós cobrimos 100% da informação em contratações de serviços, aquisições de insumos, informações sobre óbitos, novos casos, aplicação de testes, ou seja, tudo que é preconizado dentro do manual. A nossa meta é ambiciosa: vamos sair das últimas posições e saltar para as três primeiras posições do Ranking da Transparência”, afirmou Torres.


Fonte: Secom/RR