Notícias da CERR

Notícias da CERR

27/07/2020

imagem da notícia

Com recursos próprios e também de emendas de parlamentares estaduais, o Governo de Roraima vai reformar os prédios dos polos da Univirr (Universidade Virtual de Roraima) localizados em municípios do interior do Estado.

A deputada estadual Lenir Rodrigues destinou recursos no Orçamento do Estado no montante de R$ 300 mil, que serão usados na reforma da unidade da Univirr de Caracaraí. O levantamento das necessidades estruturais do prédio já foi realizado por uma equipe de engenheiros e agora está sendo elaborado o projeto básico.

O deputado estadual Soldado Sampaio, atual secretário chefe da Casa Civil, também destinou recursos na ordem de R$ 200 mil reais para reforma da unidade de Pacaraima e para reestruturação do polo de Rorainópolis, com investimentos na reforma do prédio e aquisição de equipamentos.

Já com recursos do Tesouro Estadual, serão reformados os prédios das unidades localizadas em Iracema, Bonfim e Amajari. De acordo com o reitor da Univirr, Raimundo Nonato Carneiro Mesquita, a reestruturação do sistema educacional do Estado é uma determinação do governador Antonio Denarium.

“Estamos em fase de reconstrução de alguns polos que estavam em situação de decadência. O governador já informou que no próximo ano vai nos dar condições para reformar os outros polos. Isso demonstra o investimento maciço que o governador tem feito na área da educação em Roraima”, destacou Raimundo Mesquita.

Instituto de Línguas

Além do investimento na reestruturação física dos polos pelo interior do Estado, a Univirr em breve contará com o Instituto de Línguas. A unidade ofertará cursos direcionados aos professores e também será aberto a toda comunidade interessada.

O instituto ofertará cursos nas línguas maternas indígenas, como Macuxi, Wapichana, entre outras, além de cursos de Espanhol, Inglês, Francês e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os cursos terão carga horária de 60h e 120h.

No mês passado, a Univirr realizou processo seletivo para contratação dos professores que vão ministrar os cursos e eles já estão gravando as aulas. Inicialmente, em função da pandemia da COVID-19, as aulas serão online, por meio da plataforma da Univirr. Depois, serão realizadas também aulas presenciais.

O Instituto de Línguas será implantado na Univirr em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima), por meio do Instituto Insikiran, e com a UERR (Universidade Estadual de Roraima). “A nossa previsão é que o instituto comece funcionar já no próximo mês”, anunciou o reitor.

Fonte: Secom/RR