Notícias da CERR

Notícias da CERR

04/09/2020

imagem da notícia

O Governo de Roraima trabalha para mudar a matriz econômica do Estado. Na atual gestão o governador Antonio Denarium tem buscado atrair grandes investimentos para o Estado: na agricultura, pecuária, piscicultura, fruticultura e indústria. Desta vez, um grupo de investidores do agronegócio está visitando Roraima em busca de oportunidades de negócios. Eles vieram de vários estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Pará.

Os convidados chegaram na terça-feira, dia 1º, e ficarão no Estado o restante da semana visitando propriedades e conhecendo a vocação de Roraima para o setor produtivo. Os empresários têm como objetivo principal comprar terras e trazer investimentos e tecnologia para alavancar a economia do Estado, criando oportunidades de empregos e renda aos trabalhadores do setor do agronegócio.

“Estamos recebendo mais um grupo de investidores no Estado de Roraima. Hoje, eles vieram do Rio Grande Sul, Santa Catarina, Paraná, Pará e Mato Grosso, para conhecer nossas potencialidades e trazer investimentos, gerando emprego, renda e mais oportunidades. Nossa gestão está trabalhando firme na regularização fundiária e ambiental. Isso aumenta a confiança em pessoas que querem investir. Estamos valorizando quem trabalha e produz”, destacou o governador Antonio Denarium.

Esse é o segundo grupo empresários que visita Roraima em menos de 15 dias. No dia 25 de agosto Denarium recebeu uma comitiva vinda de Presidente Prudente, do Estado de São Paulo, também interessada em produzir.

Vindo da cidade do Colorado, Rio Grande do Sul, o produtor rural Tarcísio Ferrari esteve outras vezes em Roraima, mas disse que sempre se surpreende com as mudanças no agronegócio. “Venho aqui há pelo menos cinco anos e cada vez que a gente vem notamos que o Governo está fazendo um bom trabalho, desenvolvendo o Estado, melhorando os processos ambientais e fundiários. Então, sentimos maior segurança em vir para o Estado, ou seja, cada vez que venho mais produtores empresários querem vir conosco”, ressaltou.

Oportunidade de negócios

 Ainda durante o encontro, o governador falou sobre a vocação e crescimento econômico de Roraima, com a possibilidade de exportação para Guiana e Venezuela e também outros estados da Federação. Ele ressaltou que em 2019 o Estado de Roraima teve um crescimento de 856% em comparação a 2018. Segundo ele, Roraima está realizando a exportação de pelo menos 100 carretas todos os dias para a Venezuela, com gêneros alimentícios.

“Parte desses produtos tem origem de outros estados, mas que precisam ser produzidos aqui. Precisamos aumentar a produção local”, disse Denarium.

Sobre a produção de carne, ele contou que atualmente o Estado possui menos de 1 milhão de cabeças de gados, ainda considerado pouco comparado a outros estados produtores. De acordo com o governador, tudo que é produzido abastece a cidade e o excedente é vendido para Manaus, Guiana e Venezuela.

“Por meio do Frigo10, Roraima está com a capacidade de 700 abates por dia. Abastecemos a cidade e o restante vai para Manaus. Considerando que a arroba bovina custa em média R$ 240 por kg, é uma boa oportunidade de negócio”, confessou. Na agricultura, Roraima vai colher ainda esse ano 50 mil hectares de soja e mais 15 mil hectares milho, o que representa um crescimento de 25% ao ano de área plantada. A expectativa de crescimento é de 40% para 2021", complementou.

 
Fonte: Secom/RR